Coordenador : Mônica Souto da Silva Dias
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 390307.2206.155144.14062023
Departamento/Setor: GAN
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Professores, alunos da Educação Básica e licenciandos da rede de ensino pública e privada.
Local de atuação: As atividades do Projeto Se Jogando na Matemática acontecerão por meio de vídeos disponibilizados no canal do Youtube, lives ou encontros em ambientes virtuais preparados para este fim. A equipe do projeto tem trabalhado de forma intensa na criação de ferramentas e espaços virtuais que possibilitem a realização das demais atividades de forma remota. A revitalização do site e a criação de outros canais de comunicação (Canal no Youtube, no Instagram, Facebook, grupo no Whatsapp) tem possibilitado a divulgação e avaliação das ações do Programa. Portanto, com base os motivos expostos acima, esta coordenação não só se manifesta de forma expressa com a concordância com o trabalho REMOTO, bem como ratifica que possui condições para a sua realização. Após a suspensão das medidas de distanciamento social, as atividades voltarão acontecer de forma paralela no ambiente físico: * Sala do Programa Dá Licença, sala 508 do IME-UFF, Bloco H. * Outros locais do IME-UFF (auditório, salas de aula, laboratórios...) R. Professor Waldemar Freitas Reis, s/n° Gragoatá, IME, Bloco H, São Domingos, Niterói - RJ, CEP 24210-201 e-mail: programadalicenca@gmail.com
Objetivo
Objetivo Geral: Alimentar o site denominado Se Jogando na Matemática, com jogos pedagógicos sobre conteúdos matemáticos, com informações necessárias para a reprodução das peças dos jogos, bem como orientações didáticas. Objetivos específicos: 1- Elaborar uma ficha de identificação de cada jogo. 2- Estruturar e alimentar o site Se Jogando na Matemática. 3- Produzir vídeos explicativos de cada jogo para o site. 4- Estruturar a execução de minicursos sobre a utilização de jogos na Educação Básica. 5- Elaborar novos jogos para a Educação Básica e Ensino Superior.
Resumo
O projeto tem como objetivo a produção de jogos e atividades de matemática recreativa para o ensino básico de matemática. Tal projeto se originou-se do grupo de pesquisa do mesmo nome, criado em 2018, motivado pelas articulações do subprojeto de Matemática do PIBID UFF com o próprio espaço do Programa Dá Licença. Por sua origem ser de natureza o grupo de pesquisa, o projeto Se jogando na Matemática coloca como meta a produção de artigos, apresentação de trabalhos em eventos da área de Educação Matemática e orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso e dissertações de mestrado. O objetivo geral é adaptar para o formato virtual os produtos gerados pelo grupo de pesquisa e organizar a informação em uma página, vinculado ao site já existente do Programa Dá Licença (http://dalicenca.uff.br/acoes/se-jogando-na-matematica) contendo os jogos pedagógicos criados no âmbito do projeto de pesquisa citado, além de informações complementares tais como período escolar, correlação com habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular, indicação de conteúdo, ficha de atividades, classificação do jogo quanto a sua natureza (digital ou analógico), orientações pedagógicas, link para esclarecimento de dúvidas, dentre outras. O site será monitorado continuamente pela equipe integrante do projeto, e poderão ser acrescidos outros jogos desenvolvidos pela equipe, ou por discentes e docentes da UFF, bem como de outras instituições. Como produtos, pretende-se, além da produção de uma coletânea de livretos e kits das atividades e dos jogos produzidos, a realização de oficinas com licenciando, professores de matemática e alunos da escola básica.